Tudo o Que Ajuda a Dormir Melhor

Embora o tempo diário de sono recomendada seja de 7 a 9 horas, uma pessoa dorme em média apenas seis horas e 40 minutos por dia.
Na nossa sociedade tudo tem de ser feito para ontem e o que normalmente sofre com isso é o nosso tempo de sono. É com o sono que fazemos a nossa recarga física e mental, pelo que não devemos tratar o sono como um luxo, mas sim como uma necessidade.

Se você anda dormindo pouco, tem dificuldades em adormecer ou sofre de insônia, e antes que corra na farmácia para comprar um medicamento, saiba primeiro mais sobre as soluções naturais que podem melhorar o seu sono e garantir noites de sono descansadas.

Remédios naturais para o sono podem fazer maravilhas para o ataque ocasional de sono de má qualidade, mas se a situação se continuar no tempo, consulte o seu médico.

Remédios Naturais Para Dormir Melhor

  • Alface

A alface tem caraterísticas terapêuticas que combatem a ansiedade, dor de cabeça, dores musculares ou articulares. Mas também é eficaz para acalmar a sintomas de inquietação como a síndrome das pernas inquietas por exemplo. A alface tem lactucarium que tem propriedades sedativas e afeta o cérebro de formas semelhantes ao ópio.
Acrescente alface na sua dieta para promover o relaxamento e favorecer um sono mais descansado.

Mulher Dormindo

Imagem de Pedro Ribeiro Simões / CC

A beleza tem muito a ver com um bom sono reparador

  • Nozes

As nozes são uma boa fonte de triptofano que é um aminoácido que ajuda no aumento da produção de serotonina e melatonina. Além disso, estudos recentes da universidade do Texas parecem apontar que as as nozes contêm sua própria fonte de melatonina.

  • Magnésio

O Magnésio parece desempenhar um papel chave na regulação dos ciclos de sono. Mesmo uma ligeira, deficiência de magnésio no organismo pode impedir o cérebro de se “acalmar” para a noite. Da mesma forma, pode não só ajudar a adormecer e permanecer dormindo, mas também podem promover o relaxamento muscular. Alimentos ricos em magnésio incluem vegetais de cor verde escura, sementes de abóbora, amêndoas ou gérmen de trigo.

  • Cálcio

O cálcio, tal como o magnésio, ajuda na regulação dos ciclos do sono, especialmente quando tomadas em conjunto. Se decidir suplementar com cálcio deve mesmo tomar magnésio em conjunto para evitar os problemas cardíacos potenciais que podem surgir de tomar cálcio sozinho.

  • Lavanda

Estudos têm provado que a lavanda é calmante e pode ajudar a incentivar o sono em algumas pessoas com insônia. A lavanda é uma opção barata e não tóxica para favorecer o sono de forma rápida. Existem sprays de lavanda que pode borrifar no seu travesseiro, ou pode tomar um banho banho quente com óleo de lavanda antes de dormir.

  • Chá de Camomila

Beber chá de camomila está associado com um aumento de glicina que é um produto químico que relaxa os nervos e músculos e age como um sedativo leve.

  • Melatonina

A melatonina é um hormônio que ajuda a regular o ciclo de sono. É um compasso interno que regula o tempo e a vontade de dormir. Esse hormônio é o que provoca sonolência, reduz a temperatura do corpo e diminui as funções metabólicas necessárias ao sono.
Os alimentos que favorecem a produção de melatonina no organismo são o abacaxi, banana, aveia, laranjas, milho doce, tomate, arroz e cevada.

  • L- teanina

L- teanina é um aminoácido encontrado em folhas de chá verde. Este aminoácido não só ajuda a manter um estado de alerta calmo durante o dia, como também um sono mais profundo durante a noite.
Um estudo de 2007 mostrou que a L-teanina reduz a frequência cardíaca e as respostas imunes ao estresse, para além de aumentar da produção do hormônio serotonina que dá sentimentos de prazer.

  • Valeriana

A raiz de valeriana é uma erva medicinal que tem sido usada para tratar problemas de sono desde o tempo da antiga Roma e Grécia, sendo por isso um dos mais comuns e conhecidos tratamentos para insônia.
No tratamento de dificuldades de sono com valeriana você deve ser paciente. Pode demorar algumas semanas para que propriedades sedativas possam fazer efeito. Fale com o seu médico antes de tomar valeriana e verifique também qualquer possível interação medicamentosa adversa.

  • Suco de Cereja

Um copo de suco de cereja pode fazer você dormir mais rapidamente. As cerejas aumentam os níveis de melatonina no organismo naturalmente.

  • Crustáceos

Camarão e lagosta são duas boas fontes de triptofano, o que favorece um sono mais fácil.

  • Leite Quente

O truque da avó de beber leite quente para ajudar a adormecer era mesmo verdade. O leite ajuda o cérebro a produzir melatonina, especialmente o leite de amêndoa.Além disso, o leite quente pode provocar lembranças agradáveis ​​e relaxantes no cérebro da sua mãe tentando adormecer você.

Estilo de Vida Para Dormir Melhor

  • Ioga, Meditação ou Exercício Físico

A prática de Yoga ou meditação promove o estar mais alerta quando não se dorme e noites de sono mais descansadas.

Um estudo do Departamento de Neurobiologia e fisiologia da Universidade Northwestern chegaram á conclusão que adultos sedentários que receberam exercícios aeróbicos quatro vezes por semana melhoraram a sua qualidade de sono de má para boa, assim como a diminuição de sintomas depressivos, mais vitalidade e menos sonolência durante o dia.

Não é nenhum segredo que o exercício promove um sono reparador e uma boa saúde. No entanto, a quantidade de exercício e hora do dia em que é feito faz a diferença. O exercício físico deve ser feito no período da manha pois não afetar os ritmos do corpo que afetam a qualidade do sono. Se faz exercício físico ao fim do dia e tem problemas de sono, experiente mudar o seu exercício para de manha.

  • Dieta

Cortar os alimentos e bebidas que contenham cafeína, tais como café, refrigerantes, chá e chocolate no final do dia. O jantar deve sempre ser a mais leve das refeições e algumas horas antes de deitar.

  • Fumar

Um estudo da Fundação Johns Hopkins de Baltimore Os fumadores têm mais probabilidade de se sentirem cansados depois de uma noite de sono. O efeito estimulante da nicotina durante o dia, e a ausência dela durante a noite desregula o ciclo natural de sono e agrava patologias associadas como a apneia do sono e outros distúrbios respiratórios que tornam difícil obter um sono reparador.

  • Bebidas Alcoólicas

O álcool perturba os padrões de sono e as ondas cerebrais que ajudam você a se sentir revigorado pela manhã.

  • Diminuir as Fontes de Luz na Hora de Dormir

Utilizar equipamentos eletrônicos como a televisão, computador, celular ou videogame uma hora antes de dormir pode ser uma má ideia. A Luz destes dispositivos estimula o cérebro e a presença da luz dificulta a produção de melatonina no cérebro, tornando mais difícil relaxar e dormir.

A luz diz ao seu cérebro que é hora de acordar, por isso, o seu quarto deve ser o mais escuro possível. Mesmo uma pequena quantidade de luz ambiente do seu relógio despertador, janela da rua ou mesmo o seu telefone celular ou computador podem interromper a produção de melatonina e por consequência o sono em geral.

O Melhor Conselho Para Quando Não Conseguir dormir – DESISTIR

Por fim, se está tendo dificuldades em adormecer e está há mais de 30 minutos na cama sem dormir, o melhor conselho é desistir. Desista de tentar dormir. Saia do seu quarto, se levante e vá fazer algo que precise de pouca luz como ler um livro ou meditar. Quando se sentir com sono, volte para a cama.
Você deve sempre utilizar a cama apenas para dormir. Se não está dormindo, saia da cama.
Assim você treina o seu cérebro a associar a cama com dormir e não ficar esperando dormir.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões