Soluções Naturais Para Diminuir Sintomas de Asma

Não existe ainda cura para asma mas a nutrição adequada, entre outros fatores, podem manter os sintomas sob controle.
A asma é uma doença respiratória inflamatória desencadeada pelo sistema imunológico como reação a elementos alérgenos ou irritantes. O resultado é um aperto dos músculos ao redor das vias aéreas, o inchaço das membranas mucosas e aumento da secreção de muco o que dificulta a respiração.

Infelizmente, não existe ainda uma cura definida para a asma, por isso é recomendável que evite qualquer produto que afirme curar asma.

A forma tradicional de tratamento que é prescrita pelo seu médico é um inalador com uma medicação líquida que facilita o abrir das vias aéreas para facilitar a respiração. Este medicamento permite alívio temporário mas não reduz significativamente a inflamação.

Soluções Naturais Para Asma

Algumas terapias naturais podem ajudar a controlar os sintomas da asma.

  • Terapias Naturais de Relaxamento
  • Algumas terapias naturais de relaxamento como respiração profunda abdominal ou relaxamento muscular podem ajudar a aliviar o stress que causa sintomas de asma.
    Para acalmar um ataque de asma deve relaxar os músculos dos brônquios. Para isso, deite-se sobre suas costas com os joelhos e os pés no chão, inspire profundamente e, ao expirar, faça o som “ahhh”, como se estivesse tentando embaciar um espelho. Repita o exercício 6 vezes e volte à sua respiração natural e pode ter um alivio imediato.

  • Dieta
  • Descobertas recentes sugerem que a dieta pode aliviar os sintomas da asma. Os ácidos graxos ômega-3 que se encontram em peixes ricos em gordura, como a cavala, salmão, bacalhau ou óleo/sementes de linhaça permitem que o organismo combata e diminua a inflamação.

    A quercetina, um fitonutriente encontrado em cebolas, chá ou maçã e inibe a produção e liberação de histamina o que pode ajudar a suavizar os sintomas de asma. A bromelina, uma enzima encontrada no abacaxi pode também contribuir para minimizar os sintomas de asma.

  • Contrariar Deficiência Nutricional
  • Pessoas com asma podem ter deficiências da vitamina B6 ou magnésio. Pode aumentar os níveis de B6 comendo cereais integrais, banana, feijão ou sementes. Para aumentar os níveis de magnésio, aumentar o consumo de nozes, sementes de abobora, sementes de linhaça ou iogurte.

O que pode causar asma para uma pessoa pode ser diferente para outra. Por isso experimente diferentes métodos naturais para ver o que resulta melhor para si.
Continue utilizando a medicação e consulte o seu médico antes de tentar outros métodos de tratamento.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14
Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões