Como Fazer um Xarope Descongestionante e Expectorante Natural em Casa

Fazer um xarope caseiro traz muitas vantagens pois é muito econômico e você sabe exatamente os ingredientes que está consumindo.
Quando estamos com resfriado, gripe, tosse ou rouquidão, o nosso organismo aumenta a produção de muco o que traz um aumento de enzimas e anticorpos, funcionando como um antisséptico. Quando os nosso narizes e garganta expelem muco, isso serve para limpar as paredes do sistema respiratório e impedir que novos germes se instalem. Este aumento de muco pode realmente tornar desconfortável os dias e noites. Para acelerar a cura, utilizamos xaropes descongestionantes e expetorantes.

Antes de seguirmos para o xarope caseiro quero só distinguir 2 termos.

Descongestionante
Um descongestionante apenas torna o muco mais fino, o que facilita a limpeza do sistema respiratório. Por exemplo o seu nariz ficará mais descongestionado.

Expectorante
Um expectorante ajuda a expulsar o muco, facilitando o tossir que vai mais facilmente expulsar as impurezas.

Quais os Ingredientes Necessários e Para que Servem

Os ingredientes necessários são pimenta cayenne, mel, vinagre de maça, suco de limão e gengibre.

A pimenta, o mel e o gengibre são todos expectorantes naturais, ou seja eles ajudam a soltar o catarro ou muco do sistema respiratório. Isso vai aliviar a pressão e você ficará mais confortável.
A pimenta cayenne funciona também como um descongestionante natural graças a capsaicina, um químico natural que ajuda aliviar o inchaço, inflamação e o estreitamento das passagens nasais.
O Vinagre de maçã ajudar a diminuir o muco, facilitando a drenagem do congestionamento, limpando os seios nasais e desbloqueando os ouvidos assim como eliminar infecções.
O suco de limão ajuda a descongestionar pois é ácido e rico em vitamina C, o que ajuda a combater sintomas de gripe e resfriado.

Receita Para Descongestionante e Expetorante Natural

  • 1 colher de chá de pimenta cayenne.(de cor de laranja)
  • 2 colheres de sopa de mel (se for orgânico ainda melhor)
  • 1/4 xícara (65 mililitros) de vinagre de maçã (se for orgânico ainda melhor)
  • 1/4 xícara (65 mililitros) de suco de limão natural (se for orgânico ainda melhor)
  • 1 colher de chá com gengibre em pó (também pode pegar um pedaço e triturar bem fino)

Despeje a xícara de suco de limão e a xícara de vinagre de maçã em uma panela e deixe levantar fervura lentamente. De seguida colocar as 2 colheres de sopa de mel, a colher de chá de pimenta cayenne e a colher com o pó de gengibre.
Quando esfriar, armazenar tudo num frasco, preferencialmente de vidro num local escuro e fresco.

Esse é o aspeto que deve ter o seu xarope descongestionante e expetorante

Esse é o aspeto que deve ter o seu xarope descongestionante e expetorante

Como Tomar

Adultos: tomar 1-3 colheres de sopa diariamente ou conforme necessário. Para crianças basta 1 colher de sopa por dia. Quer no caso dos adultos ou crianças, deve consultar sempre o seu médico nas suas decisões.
Agitar bem antes de usar.
O que eu faço, que também ajuda a dissolver melhor o pó e os restantes ingredientes é dar uma esquentada na porção que vou utilizar (não o frasco com todo o xarope).

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Claro que tem de tomar esse xarope por alguns dias para fazer efeito devidamente. O xarope é bom e eficaz, mas não é milagroso o suficiente para curar tudo numa só tomada.

Experimente esse xarope e diga como funcionou para você.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões