Como Prevenir Cáries, Gengivite, Eliminar Bactérias e Branquear os Dentes Com Água Oxigenada

A água oxigenada (peróxido de hidrogênio) é utilizado pela industria médica como desinfetante e até pelo seu dentista em muitos produtos branqueadores e desinfetantes. É geralmente reconhecido como seguro, especialmente na sua, barata e tradicional, forma a 3% (10 volumes) que encontra facilmente á venda.

Para a higiene bocal, a água oxigenada é segura se utilizada corretamente. Não se deve utilizar mais dos que uma vez por dia e não se deve ter água oxigenada na boca por mais de 30 segundos. A razão para isso é que a água oxigenada corroí o enamel (camada protetora do dente também conhecida com esmalte), se utilizada por muito tempo. Outro motivo tem a ver com os estabilizadores e conservantes que estão presentes na água oxigenada, para esta manter as suas propriedades, que são tóxicas em grandes quantidades. Por isso mesmo você deve preferir utilizar água oxigenada alimentar que não tem esses conservantes e estabilizadores químicos nocivos

Cárie

O açúcar não causa cáries, o que acontece é que as bactérias prosperam em açúcar e são essas bactérias que causam o ácido dental que dissolve buracos nos dentes, ou seja as cáries. As bactérias podem ainda migrar para as gengivas, o que pode causar infeções, gengivite e outras patologias bocais.
A água oxigenada atua eliminando as bactérias causadoras de cáries, permitindo também que a reposição natural do esmalte dos dentes seja facilitada.

Gengivite

As Gengivas saudáveis ​​são de cor rosa, não são inchadas e não sangram facilmente. O termo gengivite vem do latim significando “inflamação das gengivas”. Quando suas gengivas são “atacadas” por bactérias, o seu sistema imunológico reage causando inflamação, inchaço e vermelhidão para tornar mais difícil que as bactérias se movam para as restantes células saudáveis.

Felizmente, a água oxigenada mata as bactérias presentes nos dentes e gengiva. Ao bocejar com água oxigenada irá impedir que as bactérias se acumulem nos dentes e gengivas.
Bocejar com água e um pouco de sal também mata as bactérias bocais pois o sal se dissolve na água e chega nas bactérias que infectam as gengivas.
A gengivite pode evoluir para periodontite, se a infeção não for tratada e chegar no osso da mandíbula causando perda óssea. Esses sintomas avançados, ao contrário da gengivite, são irreversíveis. Por isso, prevenir com peróxido de hidrogênio antes que a patologia avance é essencial.

Branqueamento

Os dentistas utilizam água oxigenada muito concentrada (geralmente a 35%) nos tratamentos de branqueamento dentário. A água oxigenada a 3% é mais segura, mas também apenas branqueia os dentes ligeiramente. No entanto, se higienizar a sua boca com água oxigenada quase todos os dias irá obter alguma brancura dental ao longo do tempo, para além de retirar as manchas causadas por alimentos, vinho ou tabaco que se vão formando diariamente.

Higienizar a escova de dentes com água oxigenada

Lavar a sua escova de dentes e a manter em um armário fechado (para evitar que glândulas fecais se grudem nela) são ótimas maneiras de manter as bactérias longe da sua escova de dentes e da sua boca também. Para lavar a sua escova pode utilizar água oxigenada a 3% que matará a maior parte das bactérias. Para uma limpeza mais funda da sua escova de dentes, principalmente para eliminar infecção por estafilococos, vírus ou fungos deve lavar a sua escova de dentes com água sanitária (lixivia), lavando bem a lixívia fora a escova antes de escovar.

Como Utilizar a Água Oxigenada na Boca

  • 1 – Lavar os dentes
  • Isso liberta pedaços de alimentos e providencia uma pré higienização para que a água oxigenada possa chegar a todo o lado.

  • 2 – Passar o fio dental no espaços entre todos os dentes
  • Liberta resíduos alimentares mais grudados nos dentes e ajuda a eliminar algum tártaro e placa.

  • 3 – Bocejar com água oxigenada a 3% (10 volumes) entre 10 a 30 segundos.

Se utilizado com as devidas precauções, a água oxigenada é uma ótima amiga da saúde da sua boca. Esse tratamento é seguro em pessoas saudáveis, por isso e por precaução, consulte sempre o seu médico nas suas decisões de saúde.

Referencia
http://www.in.gov/isdh/18741.htm

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões