Como Evitar Enxaquecas (Dor de Cabeça)

Enxaquecas são dores de cabeça bastante comuns, mas são também facilmente tratadas por métodos naturais. Na sua gênese, as enxaquecas podem ser de influência psicológica (fatores psicológicos como distúrbios emocionais, tensão, estresse), ou por influência física, normalmente associada a déficit nutricional, distúrbios digestivos, problemas de fígado, visão ou a excessiva acidificação do organismo.
Todos estes fatores serão explicados neste artigo.

Sintomas Clássicos

Períodos de irritabilidade, depressão, perda de apetite, depressão (pode também ser uma causa) náuseas e vômitos preguiça, rigidez do pescoço, Pensamento confuso, fraqueza e dificuldade de concentração.
Se procura métodos de alivio rápido de enxaquecas (dor de cabeça), deve ler este artigo sobre Alivio Imediato de Enxaquecas.

Remédios Naturais Para Tratar Enxaquecas

Reduzir Acidez do Organismo.

Enxaquecas podem estar associadas a um excesso de acidez do organismo. As primeiras medidas que deve tomar é aumentar o consumo de água. O consumo de água irá diminuir os níveis de acidez do organismo e torna-lo mais alcalino. Consumir folhas de manjericão também é uma forma eficaz de se livrar de uma dor de cabeça decorrente de excessiva acidez no seu organismo.

Evitar Consumir Café

Muitos autores concordam que o café é dos alimentos que mais podem contribuir para enxaquecas. Há um grupo de substâncias chamadas aminas que são consideradas responsáveis por enxaquecas.

Evitar Consumir Chocolate.

Muitos livros concordam que o chocolate é dos alimentos mais prováveis de causar enxaquecas. O tipo de aminas presentes nos chocolates são as mais fortes no que toca a dores de cabeça.

Evitar Consumir Queijo.

A tiramina presente nos queijos pode causar enxaquecas. A quantidade de tiramina em queijo varia muito por tipo e mesmo lote de queijo.

Evitar Certos Alimentos

Outros alimentos que podem causar enxaqueca incluem: abacate, carne de porco, abacaxi, camarão, arenque em conserva e coco.A única maneira de saber se algum destes alimentos estão a contribuir para a sua enxaqueca é experimentar cortar por completo o consumo destes alimentos e verificar os resultados. Diferentes organismos e condicionantes podem influenciar a importância destes alimentos no tratamento de enxaqueca.

Comer Regularmente

Comer regularmente e de preferência a horas certas. Ficar sem comer por 3 a 4 horas ou mais faz com que os níveis de nutrientes no sangue baixem, podendo desencadear uma enxaqueca.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Evitar o Consumo de Açúcar

Principalmente o açúcar refinado. Deve evitar ou eliminar completamente o consumo de açúcar refinado.

Evitar o consumo de álcool

Evitar o consumo de álcool ou drogas assim como medicação que possam estimular o pâncreas e o figado.

Evitar o Sal Refinado (Cloreto de Sódio)

Qualquer pessoa normal que coma uma grande quantidade de sal pode ter uma dor de cabeça. Deve consumir apenas quantidades moderadas de sal com as refeições, mas evitar todos os alimentos com sal visível como bolachas de sal ou salgados. Evitar o consumo de sopas, por conterem grandes quantidades de sal, a não ser que sejam feitas em casa onde possa controlar as quantidades de sal utilizadas. Pessoalmente, e pela razão que que recebemos a suficiente quantidade de sal na alimentação, prefiro cozinhar SEM QUALQUER SAL, e tenho descoberto o verdadeiro sabor dos alimentos, em vez do característico sabor a sal. É uma questão de habito, não se trata de sabor.

Aumentar o Consumo de Vitaminas e Outros Nutrientes Essenciais

Massagens para Tratar Enchaqueca

Massagens para Tratar Enchaqueca


Os seguintes suplementos, quando tomadas regularmente, podem ajudar a reduzir as dores de cabeça:

  • Magnésio
  • Sementes de linhaça
  • Vitamina B6
  • Vitamina C
  • Triptofano
  • Ômega-3

Cada pessoa precisa experimentar para descobrir quais os alimentos  e métodos resultam melhor. Além disso, se os sintomas de enxaquecas forem prolongados no tempo, deve procurar aconselhamento médico.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões