Confirmada a Ligação Entre Tempo Sentado e Complicações de Saúde

Você fica muito tempo na posição de sentado? Em casa, no trabalho, se divertindo? Está provado que estar sentado durante muitas horas por dia faz mal para sua saúde.

De acordo com um estudo de 2009 conduzido pelo doutorado Peter Katzmarzyk, cientista do centro de investigação do Pennington da universidade estadual do Luisiana nos Estados Unidos, quanto maior for o tempo sentado, maior é o aumento do risco de morte por patologias associadas.

Mais recentemente, um estudo de 2012 da Universidade de Leicester conduzido pela Drª Emma Wilmot agregou os resultados de 18 estudos com um total de 794.577 participantes. Chegaram à conclusão que as pessoas que passam longos períodos de tempo sentadas têm uma maior chance de risco de contrair diabetes, de doenças cardíacas e morte. Curiosamente, os resultados são independentes da pratica de exercício físico regular praticado pelos participantes. Ou seja, os resultados sugerem que mesmo se um indivíduo atender às diretrizes de atividade física regular, sua saúde pode ainda estar em risco se sentar por longos períodos de tempo durante o dia.
Isso não quer obviamente dizer que devemos parar de nos exercitar. Na verdade, este estudo destaca a importância do exerciso fisico regular diminui os efeitos negativos para a saúde do tempo sentado.
Sentar-se por longos períodos longos de tempo pode aumentar o risco cardiovascular, mas tem menos impacto sobre as pessoas que ainda conseguem encaixar atividade e exercício em suas programações diárias.

Perigos de Saúde de passar demasiado tempo sentado

Perigos de Saúde de passar demasiado tempo sentado


Estima-se que, em média, um adulto gaste 50-70 % do seu tempo disponível sentado. Limitar este tempo gasto sentado pode diminuir significativamente o risco de vir a desenvolver diabetes, doença cardíaca, obesidade e síndrome metabólica(um conjunto de condições que inclui o aumento da pressão arterial, açúcar elevado no sangue, excesso de gordura corporal em torno da cintura e níveis de colesterol anormais).

Estes resultados suportam o que muitos especialistas temiam, que os estilos de vida mais sedentários podem ter um sério impacto sobre a nossa saúde no futuro.

Dicas Para Contrariar o Tempo Sentado

A solução geral passa por preferir permanecer em pé, em vez de procurar o conforto da cadeira ou sofá. Aproveite todas as chances para se movimentar, evitando o tempo sentado.

  • Dê um passeio durante a sua pausa para o almoço
  • Faça pausas frequentes no trabalho ou nas horas de lazer para sair sempre que possível da posição de sentado
  • Por cada hora de tempo sentado, passeie por alguns minutos
  • Fique de pé enquanto fala ao telefone ou comendo sua refeição
  • Se você trabalha sentado frente a uma mesa ou no computador por longos períodos de tempo, guarde alguns intervalos para passear um pouco. Se possível, mude para uma mesa de pé ou improvise.
  • Caminhe dando voltas com seus colegas em vez de reunir em uma sala de conferências para reuniões
  • O impacto do maior movimento, mesmo em tempo de lazer vai aumentar a sua massa muscular, principalmente na zona das pernas. Irá também queimar mais calorias, aumentar sua energia e ainda contribuir para a perda de peso.

    A atividade muscular necessária para estar em pé desencadeia processos importantes relacionados com a quebra de gorduras e açúcares no organismo que terminam quando você se senta. Assim que você se coloca em movimento, esses processos voltam de novo em ação.

    Se reservar algum tempo diário para a atividade física e se movimentar mais, estará melhorando um pouco mais a sua saúde.

    banner300x250_fm_mapa_foto_mai14
    Remédios Naturais
    RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

    Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões