Porquê Você Deve Preferir Cosméticos Naturais

Cosméticos naturais é na Natue!

Cada vez mais mulheres se estão se informando sobre os problemas potenciais associados a conservantes, corantes e outros produtos químicos nocivos presentes nos cosméticos tradicionais. São diversos os estudos que referem o potencial aumento do desenvolvimento de patologias associadas a alguns dos aditivos presentes na alimentação, e claro, também nos cosméticos.

Ultimamente, tenho vindo a descobrir o número variado de ingredientes químicos de síntese que existem nos produtos de maquiagem convencionais. É uma loucura olhar para as lista de ingredientes com nomes geralmente impronunciáveis ​e completamente desconhecidos do publico em geral. Alguns desses ingredientes têm propriedades cancerígenas e alergênicas conhecidas que os cosméticos naturais naturais e orgânicos não têm.

Veja alguns dos ingredientes nocivos identificados como potenciais veículos patológicos.

Produtos Químicos Nocivos mais Comuns

  • Ftalatos
  • Os ftalatos são um grupo de desreguladores endócrinos, que são encontrados em cosméticos, como unha polonês e fragrância sintética, tanto em perfume e outros ingredientes de fragrâncias em produtos cosméticos. Ftalato exposição tem sido associada à puberdade precoce em meninas, um fator de risco para o câncer de mama mais tarde a vida. Alguns ftalatos também atuar como estrogênios fracos em sistemas de cultura de células.

  • Benzoatos
  • Geralmente aparece como ácido benzóico ou benzoato de sódio, é utilizado como um conservante em produtos cosméticos e bebidas. Pode causar irritação gástrica, entorpecimento da boca ou agravar a asma, segundo um estudo de 2001 de Antczak.

  • Triclosan
  • Triclosan é usado em sabões antibacterianos, desodorizantes e cremes dentais para limitar o crescimento de bactérias e fungos. O Triclosan é um produto químico classificado como um pesticida. Pode afetar o sistema hormonal do corpo, especialmente os hormônios da tireoide. O uso generalizado de triclosan também podem contribuir para a resistência bacteriana a antibióticos.

  • Dioxano
  • É um contaminante derivado do petróleo utilizado na fabricação de shampoos, produtos para lavar o corpo, produtos de banho para crianças e outros cosméticos. A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer dos Estados Unidos classificou o dioxano como um possível agente cancerígeno. O Programa Nacional de Toxicologia do mesmo pais identificou-o como um provável agente cancerígeno.

  • Parabens
  • Os parabenos são um grupo de compostos amplamente utilizado como um agente antifúngico, conservante ou anti-microbiano em cremes, loções, pomadas, desodorantes e cosméticos. O parabens é absorvido através da pele e têm sido identificados em amostras de biópsias de tumores mamários.

  • Alumínio
  • Bloqueia os poros e dificulta a transpiração normal da pele.

  • Óxido de Etileno e Fragrâncias Várias
  • O óxido de etileno é encontrado em fragrâncias e é comumente utilizado na fabricação de marcas populares de shampoo. É classificado como um carcinógeno humano conhecido e é um dos 48 produtos químicos que o Programa Nacional de Toxicologia Americano identifica como potencial cancerígeno mamário em animais.

Como os Cosméticos e Produtos Químicos Nocivos Afetam o Organismo

A verdade é que tudo o que está acontecendo na superfície da pele é absorvido pelo organismo, pois a pele é o maior órgão do corpo humano, funcionando como uma esponja gigante. Para além de absorver, os cosméticos também acabam por obstruir os poros, dificultando a respiração e o funcionamento saudável e normal da pele.

Cosméticos naturais é na Natue!

Muitas mulheres já substituíram maquiagem e produtos para o cabelo e pele convencionais pelas opções naturais para evitarem a pilha de produto químico tóxicos de síntese que acompanham alguns dos produtos de beleza tradicionais. Vários dos produtos químicos tradicionalmente utilizados em produtos de beleza têm ingredientes que são conhecidos irritantes e cancerígenos, principalmente devido a que os ingredientes utilizados são derivados ou sinteticamente obtidos a partir do petróleo.

Produtos de pele, cabelo e cosméticos naturais são alternativas mais seguras e saudáveis, ​​especialmente quando estes produtos são compostos exclusivamente de ingredientes naturais.

Os produtos e cosméticos naturais são cuidadosamente formulados a partir de ceras e óleos vegetais, óleos essenciais a partir de flores, cascas e condimentos e pigmentos minerais. Mudar para produtos naturais e maquiagem natural pode ajudar a evitar a contaminação do organismo com produtos químicos prejudiciais da pele. Muitos problemas de pele, tais como acne, dermatite de contato, irritações e alergias podem desaparecer assim que deixe de utilizar produtos derivados do petróleo ou ingredientes sintéticos. O uso de produtos totalmente naturais podem contribuir para uma pele saudável e um corpo saudável a longo prazo.

Dê aos produtos naturais, uma tentativa, eles são vegan e com ingredientes completamente naturais. Sem dúvida uma ótima opção para uma pele e organismo mais saudável.

Joana Sousa
Tenho uma paixão enorme por temáticas relacionadas com Nutrição, Bem Estar e metodologias naturais. Sou autora de publicações online e Eng. Biomédica de formação. Certifique-se de consultar o seu médico nas suas decisões de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões