7 Soluções Naturais Para Ansiedade

A ansiedade é um sentimento de nervosismo ou inquietação sobre algo que está para acontecer ou que você nem sabe como vai terminar. Este sentimento geral de preocupação pode ter origem em alguma pressão que todos sentimos no quotidiano contemporâneo onde parece ser fácil encontrar fontes de preocupação e estresse. Ainda para mais, você não deve permitir que sentimentos de ansiedade se instalem em seu subconsciente, ou seja, que se tornem permanentes sem que se aperceba.

Como Tratar Ansiedade

Deve sempre consultar seu médico quando aparece alguma complicação de saúde. No caso da ataques de ansiedade, especialmente nos casos mais graves de ansiedade ou ataques de pânico, é imprescindível obter ajuda médica para um tratamento profissional adequado.

Geralmente, o seu médico poderá receitar ansiolíticos, que são medicamentos conhecidos como tranquilizantes menores que têm uma ação depressora do sistema nervoso central, contribuindo para diminuir ou eliminar os sintomas de ansiedade.
Se você não puder tomar medicamentos por motivos de saúde, porque a crise de ansiedade é ligeira ou porque prefere metodologias naturais, existem várias soluções naturais de nutrição e estilo de vida que você pode adotar para eliminar os seus sintomas de ansiedade.

7 Soluções Naturais Para Ansiedade

  1. Ouvir música

  2. Você pode não concordar com isso, mas é possível combater a ansiedade através de uma boa música relaxante. Um estudo chegou à conclusão que os pacientes que ouviam o tipo de musica preferida durante uma cirurgia experimentaram níveis significativamente mais baixos de ansiedade, frequência cardíaca e pressão arterial, em comparação com os pacientes que não ouviram música.
    A música intensifica as emoções, por isso ouvindo musicas que tragam sentimentos de felicidade e calma são uma ótima solução natural para combater crises de ansiedade.

  3. Sais de Banho

  4. Os sais de banho foram desenvolvidos para imitar as propriedades de banhos minerais naturais ou fontes termais. São compostos por produtos inorgânicos sólidos que você pode dissolver em sua banheira na hora de tomar banho de imersão. Os sais podem melhorar a sua experiência de banho fornecendo agentes de limpeza, cosméticos e principalmente aromas que são tradicionalmente utilizados pela aromaterapia para diminuir a ansiedade como a lavanda, valeriana, laranja e limão.
    Para um alivio imediato de ansiedade, experimente tomar um banho de imersão com sais acompanhando uma boa música relaxante. Sentirá imediatamente uma sensação de maior leveza no corpo e mente.

  5. Exercício Físico

  6. Praticar exercício físico, mesmo que ligeiro como uma simples caminhada, são fundamentais no combate aos sintomas de ansiedade. De acordo com um estudo do doutorado Steven J. Petruzzello e colegas da Universidade de Denver, o exercício físico aeróbico, ou seja aquele que aumenta a necessidade de oxigênio, é responsável por reduzir significativamente os níveis de ansiedade.
    Durante o exercício físico o nosso corpo liberta endorfina. Este hormônio funciona como um neurotransmissor responsável por aumentar os níveis de bem estar, humor, tendo ainda conhecidos efeitos antienvelhecimento e poder aliviador de dor. Por essa razão é que após praticar qualquer tipo de exercício nos sentimos extremamente bem e é uma ótima forma de combater os sintomas de ansiedade aumentando o bem-estar físico e psicológico.

  7. Chocolate Negro

  8. Vários estudos têm identificado o chocolate negro com uma série de benefícios para a saúde devido aos seus efeitos antioxidantes, redutores de ansiedade, e aumento do prazer. Um dos principais compostos orgânicos, a feniletilamina, é apontada como a principal responsável por esse facto. Existem evidências de que parte dos efeitos da feniletilamina têm a ver com a capacidade aumentar os níveis de dopamina no cérebro, que atua como um neurotransmissor. Isso facilita a comunicação entre células cerebrais, contribuindo para um maior bem estar geral.

    Um estudo efetuados pelo grupo de investigação da Nestle concluiu que o aumento do consumo de chocolate negro reduz significativamente os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol, contribuindo para a diminuição geral dos níveis de ansiedade.

  9. Estilo de vida pouco saudável

  10. Tabaco, refrigerantes, álcool, drogas, falta de exercício físico ou outros estilos de vida pouco saudáveis são conhecidos por agravar sintomas de ansiedade.
    A instabilidade proporcionada pelos efeitos da ansiedade são sempre agravados durante a prática de um estilo de vida pouco saudável. Embora os vícios pareçam proporcionar algum tipo de alivio temporário, este é geralmente enganador tornando-se num efeito desestabilizar para os pacientes com ansiedade.
    A solução passa por você ser mais forte do que os seus vícios. Ao aumentar o seu bem estar pode possivelmente eliminar os seus sintomas de ansiedade.

  11. Chás e bebidas calmantes

  12. Existem várias soluções em forma de chá ou plantas com efeitos terapêuticos úteis no combate à ansiedade.

    • Valeriana
    • A valeriana é uma planta com propriedades calmantes, o que é ótimo para diminuir os sintomas de ansiedade.
      Pode preparar um chá à base de extrato de valeriana fazendo uma infusão adicionando 1 a 2 colheres de sopa de raiz de valeriana ralada em água a ferver.

    • Chá de camomila, melissa, alecrim e chá de hortelã.
    • Estes chás são também conhecidos por ter propriedades terapêuticas calmantes que podem ajudar no tratamento da ansiedade.

    • Chá feito com o talo da alface
    • Talvez menos conhecido, mas também com propriedades calmantes é o chá de talo de alface.

    • Suco de Maracujá
    • Outra forma de combater a ansiedade, talvez menos eficaz, é com suco de maracujá caseiro. Pode misturar 100 ml de polpa de maracujá com 100 ml de água.

  13. Nutrição

  14. Por ultimo, mas não menos importante está a nutrição em geral. Como dizia Hipócrates, um médico da antiguidade, “deixe a sua comida ser o seu remédio e o seu remédio ser a comida”. Uma alimentação saudável leva a um funcionamento hormonal mais saudável, o que leva a uma melhor sensação de bem-estar.

    Existem vários alimentos que podem reduzir os sintomas de ansiedade:

    • Fruta Fresca
    • O organismo necessita de carboidratos e açúcar, mas daquele que existe naturalmente nos alimentos, não nos açúcares artificiais como o açúcar refinado. A fruta fresca tem açúcar natural que pode ser convertido em energia e fornece os nutrientes necessários para uma vida saudável. Frutos vermelhos e frutas em geral pode ser especialmente vantajosos no combate a estados de ansiedade.

    • Legumes
    • Os vegetais são indiscutivelmente importantes para tratar ansiedade. Os vegetais são ricos em fibras e vitaminas e são exatamente essas de vitaminas que pessoas com ansiedade têm geralmente em pouca quantidade no organismo.

    • Água
    • Estudos têm chegado à conclusão que uma considerável percentagem da população está regularmente desidratada por não beber água ou consumir alimentos ricos em água com a devida frequência. Desidratação leva quase sempre a sintomas de ansiedade pelo que não pode esquecer este bem precioso na sua dieta.

    • Alimentos ricos em triptofano
    • Alimentos ricos em triptofano são muito eficazes na redução da ansiedade. Para além do componente relaxamento natural, estes alimentos podem ainda aumentar o seu metabolismo geral, o que pode contribuir para um peso mais saudável. Exemplos de alimentos ricos em triptofano são a alga spirulina, espinafre, ovos, aveia, soja, aves e sementes de gergelim.

    • Alimentos ricos em magnésio
    • Alguns estudos chegaram à conclusão que mais de 30% da população nos países desenvolvidos seja deficiente em magnésio. O magnésio desempenha um papel fundamental em mais de 300 processos diferentes dentro do organismo. Pessoas com sintomas de ansiedade costumas ser deficientes em magnésio. Alimentos ricos em magnésio incluem: espinafre, sementes de abóbora, feijão preto, abacate, banana e chocolate preto.

    • Ácidos gordos – Omega 3
    • Estudos que relacionam Omega 3 com o tratamento de ansiedade ainda estão sendo conduzidos, mas existe alguma evidência que o Omega 3 é importante para contrariar sintomas de depressão e ansiedade. Omega-3 pode ser encontrado em peixes como o salmão, semente de linhaça(linho) e sementes de abóbora.

    Comer estes alimentos pode não curar a sua ansiedade, mas pode reduzir significativamente os sintomas e contribuir para um tratamento anti ansiedade mais eficaz.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões