Infecções de Ouvidos em Animais

O tratamento de infecções do ouvido depende muito de causas subjacentes como sejam alergias, tumores, pólipos ou da gravidade da infecção. Os medicamentos para tratar os sintomas de infecção no ouvido incluem antibióticos ou medicamentos antifúngicos.
No tratamento de infecções do ouvido existem dois aspectos a ter em conta, um é limpeza das orelhas do seu animal e a outra é o fortalecimento do sistema imunológico através de uma dieta adequada.

A limpeza das orelhas do seu animal de estimação deve ser repetida algumas vezes por semana durante a infecção, e o seu veterinário deverá demonstrar como fazer isso corretamente, sem ferir o seu amigo peludo.

Em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos que envolvem a incisão do tímpano, a remoção do canal auditivo ou recobrimento ósseo do ouvido podem ser necessários.

Gato a Ser Observado nos Ouvidos

Gato a Ser Observado nos Ouvidos

Remédios Naturais para Infecções de Ouvidos

Os remédios naturais em forma de ervas medicinais também são benéficos para a manutenção da saúde dos ouvidos de cães e gatos. Os ingredientes naturais à base de plantas são seguros e suaves o suficiente. As ervas Rosmarinus officinale (Rosmaninho) e Calendula officinalis (Marigold) têm propriedades que mantém os canais auditivos limpos e livres de bloqueios, o que alivia a coceira e mantém o equilíbrio da flora nas orelhas.

Limpeza do Ouvido

  • Uma das soluções mais econômicas e eficazes para lavar os ouvidos é utilizar uma solução de meia de peróxido de hidrogênio misturado com outra metade de água morna para eliminar possíveis infecções bacterianas. É importante que pergunte ao seu veterinário ou verifique se o canal do ouvido tem ou teve úlceras antes de lavar, pois pode ser algo irritante e incomodativo se a superfície da pele na orelha ainda tem feridas abertas.
  • Limpe as orelhas do seu animal de estimação regularmente com uma solução de limpeza para remover a sujeira e que a cera se acumule no ouvido. Evite o uso de soluções de limpeza que contem fragrâncias e corantes como estes podem ser irritantes. Não utilizar soluções com álcool ou produtos tóxicos. Deve obter os produtos fornecidos pelo seu veterinário.
  • Não utilize cotonetes para limpar as orelhas do seu animal de estimação. Deve usar um algodão macio ou gaze.

Dieta

  • Deve certificar-se que o animal é alimentado com uma dieta saudável, totalmente natural e livre de conservantes e corantes.
  • Pode incorporar na dieta suplemento de vitaminas para fortaleçer o sistema imunológico.

Mais informações sobre Como Fortalecer o Sistema Imunológico do seu Amigo de Quatro Patas através da Dieta.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões