Homeopatia em Pets: O Que Você Precisa Saber

Homeopatia para animais de estimação.

Homeopatia para animais de estimação.

O que é homeopatia?

Homeopatia é um tipo de técnica terapêutica baseada no princípio da semelhança, ou seja, “semelhante trata semelhante”. Nesta abordagem são utilizados medicamentos denominados de dinamizados, obtidos através da preparação com substâncias provenientes de animais, vegetais, minerais ou sintéticos. A quantidade de substância utilizada é pequena, diluída em água e álcool.
O principal efeito benéfico da homeopatia é o estímulo ao sistema imune geral, desta forma o organismo do seu pet ficará mais forte, consequentemente conseguirá combater melhor as doenças ou até mesmo evitar que elas ocorram. A homeopatia trabalha com o equilíbrio da energia vital do organismo.
A homeopatia, apesar de ainda ser uma técnica estranha para maioria das pessoas, é amplamente estudada e considerada com um ramo científico. A teoria de aplicação em animais é a mesma usada em humanos.

Quais as indicações para tratamento com homeopatia?

A homeopatia trata o animal como um todo e não somente o local que está doente. Este tratamento é considerado completo e dinâmico, estimulando o sistema imunológico. Pode ser recomendado para enfermidades agudas, crônicas ou até mesmo como prevenção da ocorrência destas.
As enfermidades mais comuns em pets tratadas com homeopatia incluem alterações do sistema digestivo (gengivites, diarreia, vômitos), sistema respiratório (alergias, pneumonias), dermatológico (alergias, perda de pelos, infecções), musculo esqueléticas (entorses, artrites), nervosas (cinomose), urinárias (infecções, inflamação), inflamatórias, além de várias outras.

Posso usar homeopatia aliada a outro tratamento?

Nos casos mais graves e que se precisa de uma resposta mais rápida e eficiente do animal, muitas vezes o tratamento é iniciado com medicamentos tradicionais aliados aos homeopáticos. Uma vez que o animal responda positivamente, o tratamento é continuado somente com homeopatia.

Quais os efeitos colaterais?

Não há efeitos colaterais conhecidos, sendo considerado um método seguro. Além disso, existe um apelo ambiental, os medicamentos utilizados na homeopatia não deixam resíduos no meio ambiente, nem no animal.

Como administrar o medicamento homeopático?

A maioria dos medicamentos vem em formato líquido, sendo administrado em gotas para os animais, ou na forma de pequenas bolinhas de açúcar. Como o gosto é agradável, a maioria dos animais aceita prazerosamente o tratamento (sem aquela luta para enfiar um comprimido goela a baixo, como ocorre com os medicamentos tradicionais).

Quem pode prescrever um tratamento com homeopatia para meu pet?

Somente um médico veterinário com conhecimento específico pode prescrever o tratamento homeopático. Lembrando que você, proprietário, ao levar seu pet ao veterinário deve fornecer o maior número possível de informações acerca de o que está acontecendo com seu animalzinho. Esta é a única forma que o veterinário tem para obter o histórico de o que está acontecendo e desta forma poder avaliar melhor o animal, obter um diagnóstico e consequentemente prescrever a melhor forma de tratamento para cada animal. A escolha da medicação é feita específica para cada caso de cada paciente, através de uma rigorosa e minuciosa avaliação individual (ou seja, pets com problemas que podem parecer semelhantes podem ser tratados com diferentes medicações homeopáticas). Até porque o objetivo é a cura do paciente, como um todo, e não somente da enfermidade.

É permitido uso de homeopatia em pets no Brasil?

Desde que prescrita por médicos veterinários, no Brasil a homeopatia veterinária é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária desde 1995, amparada pela resolução n° 625 de março de 1995.

Quais os benefícios da homeopatia?

Além de todas já citados (sem contaminação ambiental, fácil administração, sem efeitos colaterais, tratamento de animal como um todo, recomendada para várias enfermidades) a homeopatia melhora o bem estar e qualidade de vida dos nossos amados pets!

Fernanda Santos
Médica Veterinária Esp. MS. Fernanda Carlini Cunha dos Santos

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões