Como Eliminar as Pulgas do Seu Animal Com Alecrim

O alecrim é uma planta eficaz contra pragas, inclusive como um tratamento de pulgas natural. Existem várias soluções que contêm alecrim e que podem ser utilizadas. Existem liquido concentrado, óleo, e claro está, o alecrim na sua forma natural. Por isso, se você não se sentir confortável para criar a sua própria mistura de alecrim em casa, você pode comprar produtos comerciais que contenham esta erva na sua composição.

Existem vários produtos químicos mata-pulgas para animais de estimação, mas são geralmente tóxicos tanto para animais como humanos, a diferença é que as quantidades são suficientes para matar ou afastar as pulgas, mas relativamente seguras para humanos e animais de estimação. E nem vamos começar falando do preço dos produtos mata-pulgas, pois é bastante óbvio que os preços estão inflacionados, em todos os produtos para animais, mais devido á fraca concorrência, do que ao custo efetivo dos produtos.
O alecrim pode ser a solução natural para ajudar seu animal de estimação a ficar mais confortável e evitar os problemas de saúde associados com infestações de pulgas.

Como Preparar o Alecrim Para Aplicar no Seu Animal

  • Num recipiente com 1 litro água fervida, juntar cerca de 2 xícara de folhas de alecrim fresco. Manter a fervura durante 30 minutos.
  • Após os 30 minutos, desligue o fogo e deixe a água esfriar. Coe as folhas e guarde a água. A água pode ser conservada para uso mais tarde, se colocada no refrigerador num recipiente de vidro.
  • Depois de ter lavado o seu cão normalmente, despeje a água de alecrim fresco sobre o animal, certificando-se de cobrir completamente as áreas onde as pulgas gostam de se reunir como a base da cauda, pescoço e costas do animal.
  • Por fim, não enxágue o animal com água, mas deixe a água com alecrim secar naturalmente.

Pode aplicar novamente quando necessário. No caso do meu cão, ao fim da segunda aplicação do banho de alecrim todas as pulgas desapareceram e ele deixou de se coçar. Tenha em atenção que não deve dar demasiados banhos no seu cão para proteger a sua saúde.

É importante tentar livrar seu cão de tantas pulgas quanto possível antes mesmo de usar um repelente de pulgas de alecrim (ou outros), você deve primeiro lavar o seu animal antes do tratamento, assim como a sua cama ou sítios onde ele costume estar deitado, assim como o chão de sua casa por onde ele passa ou costuma permanecer. Isto porque as pulgas têm uma capacidade enorme de se reproduzir e mesmo tirando todas as pulgas ao seu animal, os ovos e larvas que estão no seu ninho, ou no chão são mais do que suficientes para a praga de pulgas continuar, como se nada fosse.

Eliminar pulgas naturalmente.

Imagem de Robert Neff / CC

Porquê o Alecrim?

O alecrim é uma erva usada por séculos tanto como uma erva culinária, como planta medicinal. O alecrim tem propriedades antissépticas leves, antioxidantes e ajuda a memória também. Algumas pessoas têm reportado que nos jardins onde existe alecrim, não existem pragas por perto.

Tenha em atenção essas precauções necessárias:

  • Não deve ser utilizado em gatos pois pode causar reações graves de saúde.
  • Cuidado com a entrada de água nos olhos e ouvidos do animal
  • Utilizar somente em casos leves e animais saudáveis
  • Os agentes ativos do alecrim altamente concentrados quando em óleo têm o potencial de induzir convulsões em animais susceptíveis, principalmente em animais muito jovens, muito velhos ou epilépticos.
  • Sempre consulte o seu veterinário antes de tentar qualquer remédio caseiro para controle de pulgas ou outros problemas médicos.

    Infestações por pulgas pode ser irritantes e difícil de tratar, mas o alecrim pode oferecer uma solução natural para problemas de pulgas leves, mantendo o seu animal de estimação longe de produtos tóxicos, livre de pulgas e ainda deixa o seu amigo de 4 patas com um cheiro muito agradável.

    Remédios Naturais
    RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

    Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões