Acupuntura em Pets, é somente enfiar agulhas?

Acupuntura em animais de estimação.

Acupuntura em animais de estimação.

O que é acupuntura? E como funciona?

A acupuntura é uma forma de terapia baseada na inserção de agulhas em pontos específicos ou acupontos do corpo para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Acupuntura não é somente enfiar agulhas em locais aleatórios ou sem propósito. O princípio da técnica é que as agulhas, que são bem finas, estimulam terminações nervosas dos pontos específicos e provocam diferentes reações no organismo (conforme o que o profissional deseja obter naquela sessão).

A acupuntura é um dos tratamentos mais antigos, existindo há mais de dois milênios, com origem oriental. A tradição chinesa diz que a acupuntura equilibra as energias do organismo, de acordo com a filosofia do yin yang. Mais recentemente é sugerido que a inserção das agulhas estimula a liberação de substâncias químicas, benéficas ao funcionamento do organismo. Os chineses já praticavam a acupuntura em animais, principalmente em equinos utilizados na área de agricultura e em guerras, na sequência foram incluindo a realização em outras espécies como os pets: cachorros e gatos.

Acupuntura usa somente agulhas?

Não, diferentes técnicas podem ser utilizadas para estimulação dos acupontos, incluindo principalmente: eletroacupuntura (aparelhos elétricos conectados às agulhas ou eletrodos), acuinjeção (introdução de medicamentos), laserpuntura (uso de laser de baixa intensidade, com baixo efeito térmico), moxabustão (aplicação de calor em determinados pontos através de um bastão aquecido de Artemísia vulgaris), ventosaterapia (colocação de ventosas com sucção) e massagens.

Quais são as indicações de acupuntura para pets?

A técnica é indicada de uma forma geral para estimular o sistema imunológico e consequentemente como auxiliar ao tratamento de múltiplas doenças.

Dentre as principais doenças em cães e gatos podemos citar as neurológicas (epilepsias, doenças do disco intervertebral, paraplegias/paraparesias, sequelas de cinomose, acidentes vasculares cerebrais), musculares e esqueléticas (osteoartrite, displasia coxo-femoral, discoespondilite), dermatológicas (alergias e alterações de origem autoimune), gastrintestinais (megacólon, retenção fecal), cardíacas, reprodutivas, respiratórias (asma), metabólicas (diabetes), hepáticas e do sistema urinário (cálculos e incontinência).
Lembrando que somente um médico veterinário poderá prescrever o tratamento com acupuntura para seu pet, associado ou não a outros tratamentos (como medicações, cirurgias e etc).

Quanto tempo é a sessão/terapia?

Cada sessão dura em média de 20-40 minutos, sendo recomendado de 1-2 sessões por semana. A duração do tratamento varia muito conforme a doença do animalzinho, gravidade e a resposta individual, sempre avaliada por um profissional.

Quais são as contraindicações de acupuntura para pets?

A acupuntura é uma técnica invasiva e que exige conhecimento específico na área, incluindo anatomia, fisiologia, antissepsia, entre outros, sendo realizada em animais somente pelo médico veterinário. Qualquer animalzinho pode fazer sessões de acupuntura, independente de idade, raça, tamanho e etc.

A acupuntura não é indicada é para pets com infecções generalizadas de pele (pelo risco de contaminação) ou em fase aguda de cinomose.

Quem faz acupuntura em pets?

A realização de acupuntura em pets pode ser realizada somente pelo médico veterinário com conhecimento específico na área. Não pode ser feita por fisioterapeutas, médicos ou acupunturistas de humanos, pois há muitas diferenças entre o organismo animal e humano.

Meu animalzinho sentirá dor durante acupuntura?

Não. Ao inserir agulha, cada paciente tem uma reação um pouco diferente e o animal pode sentir uma sensação de formigamento, torpor ou um pequeno choque, sem estímulo doloroso. A maioria dos animais acostumados às sessões consegue relaxar tanto a ponto de dormir, portanto não há dor.

A terapia com acupuntura é considerada integrativa, multidisciplinar e holística, sendo assim, resulta em melhora no organismo animal como um todo, aumentando a sensação de bem estar dos nossos tão amados pets e melhorando sua qualidade de vida! Experimente!

É provado que acupuntura funciona em pets?

Sim, existem vários estudos que comprovam isso. Por exemplo, Ayne M. Hayashi (Acupuntura veterinária: como funciona? Quando indicar? Boletim APAMVET, volume 6, número 1, 2015) cita várias enfermidades que possuem indicação clínica de tratamento com acupuntura além do relato de casos de sucesso com esta abordagem.

Fernanda Santos
Médica Veterinária Esp. MS. Fernanda Carlini Cunha dos Santos

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões