Os Melhores Nutrientes e Alimentos Para Homens

Nos dias que correm, a saúde, o bem-estar e a boa forma física são das principais preocupações e prioridades da espécie humana. Falando em específico do sexo masculino, esta temática deve-se essencialmente com o facto de ele querer garantir a sua vitalidade e virilidade.

Os melhores nutrientes para a saúde masculina.

Os melhores nutrientes para a saúde masculina.


Hoje em dia existe muita oferta nas diversas áreas da saúde. Existem vitaminas, suplementos e ervas naturais especialmente destinadas a melhorar e apoiar o sistema cardíaco, o sistema reprodutor, o sistema imunológico, entre outros. Por isso, selecionar os melhores suplementos para a saúde pode tornar-se uma tarefa complicada. Assim, neste artigo, são detalhados os principais suplementos que pode e deve procurar na sua ervanária mais próxima.

O que são e porque se pode complementar a dieta com suplementos?

Suplementos são preparados, neste caso alimentares, que têm por objetivo adicionar ao organismo nutrientes importantes, que não são ingeridos apenas através da dieta normal.
Os melhores suplementos para homens:

  • Vitaminas do complexo B

  • Existem oito vitaminas conhecidas como do complexo B. São elas a B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Têm uma função indispensável na aceleração do metabolismo e produção de energia do organismo. Cada uma tem benefícios específicos. Promover a saúde capilar, dermatológica ou a intelectual (1). Para os homens os estudos revelam que a Niacina, também conhecida como a vitamina B3, é eficaz no combate à disfunção erétil (2). Alimentos Ricos em Vitaminas B incluem: fígado, cavalinha, sardinhas, carne vermelha, salmão ou leite.

  • Vitamina D

  • A escassez de Vitamina D é um problema de saúde que afeta mais de mil milhões de pessoas no mundo inteiro. A sua ausência pode causar complicações cardiovasculares e depressões. Para a saúde masculina é importante para os homens que praticam exercício físico e para homens na terceira idade, visto que ajuda no fortalecimento dos ossos (3). Alimentos ricos em vitamina D incluem: Peixe gordo como: atum, cavala e salmão, fígado, queijo, e gema de ovo.

  • Glutamina e ácido glutâmico

  • A glutamina é o principal aminoácido encontrado nos músculos e no plasma sanguíneo humano. O ácido glutâmico é um dos aminoácidos que fazem parte das proteínas. Por isso, o ácido glutâmico é importante para o sistema imunológico, para a redução das infeções e várias outras doenças. 
    Para os senhores que queiram investir no aumento da massa muscular, ingerir glutamina torna-se essencial, porque é importante no processo também conhecido por anabolismo (4). Alimentos ricos em glutamina incluem: aves, marisco, leite, ovos, repolho, nozes, feijão, e legumes. Alimentos ricos em ácido glutâmico incluem peru, carne bovina, lombo e abacate.

  • Taurina

  • O ácido 2-aminoeranossulfonico, l-taurina ou simplesmente taurina é um ácido orgânico que está presente na bílis, fluído gerado pelo fígado. É um dos aminoácidos mais abundantes do organismo, encontrado em diversos sistemas e unidades vitais, como sistema nervoso central, coração, cérebro, intestino, ossos e músculos esqueléticos. Funcionando no melhoramento metabólico da glicose e dos aminoácidos e no fortalecimento das contrações cardíacas, é um ótimo suplemento para quem quer melhorar a sua dieta e o exercício físico (5). Alimentos ricos em Taurina incluem: carne de bovino, cordeiro e frango. Ovos, a maioria dos produtos lácteos, algas marinhas, leveduras de cerveja. A carne crua é bastante rica em taurina, igualmente o peixe cru também é rico em Taurina.

  • Coenzima Q10 ou CoQ10

  • Representa-se e é conhecida através da fórmula química CoQ10. É uma vitamina nutritiva encontrada em todas as células do nosso organismo. Tem uma grande eficácia antioxidante, rejuvenescendo as células e protegendo-as dos efeitos nocivos da poluição, do envelhecimento e do stress, além de fazer com que as células produzam mais energia (6). A Coenzima Q10 3 é encontrada no amendoim, por exemplo. Devido ao seu alto fator energético, é muito utilizada pelos desportistas, ajudando também na revigoração dos músculos. Alimentos ricos em Coenzima Q10 incluem: fígado, rim e coração, carne bovina, sardinha e cavala. Fontes vegetais de CoQ10 incluem espinafre, brócolis e couve-flor.

É importante realçar que, apesar de os suplementos serem naturais e oferecerem vários efeitos positivos, entre os mencionados, é sempre importante consultar o seu médico ou farmacêutico antes de iniciar qualquer suplementação dietética, especialmente se tem alguma condição de saúde específica.

Referências

(1) Examine.com. “Vitamin B12 – Scientific Review on Usage, Dosage, Side Effects.” Examine.com, Examine.com, 29 Apr. 2017, examine.com/supplements/vitamin-b12/.
(2) Shindel, A.w. “Effect of Niacin on Erectile Function in Men Suffering Erectile Dysfunction and Dyslipidemia.” Yearbook of Urology, vol. 2012, 2012, pp. 98–99., doi:10.1016/j.yuro.2011.09.002.
(3) Christopher Ochner, M.D., nutrition, weight loss and obesity expert, The Mount Sinai Hospital, New York City; Toni Marinucci, MS, RDN, registered dietitian nutritionist, Staten Island University Hospital, New York City; European Congress on Obesity, news release, May 7, 2015
(4) Walsh, Neil P., et al. “Effect of Oral Glutamine Supplementation on Human Neutrophil Lipopolysaccharide-Stimulated Degranulation Following Prolonged Exercise.” International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, vol. 10, no. 1, 2000, pp. 39–50., doi:10.1123/ijsnem.10.1.39.
(5) Ripps, Harris, and Wen Shen. “Review: Taurine: A ‘very Essential’ Amino Acid.” Molecular Vision 18 (2012): 2673–2686. Print.
(6) “Coenzyme Q10 (CoQ10): In Depth.” National Center for Complementary and Integrative Health, U.S. Department of Health and Human Services, 24 Sept. 2017, nccih.nih.gov/health/supplements/coq10.

Carla Sofia
Licenciada em Medicina do Desporto.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões