Mel (Parte 1)

O mel é usado desde a antiguidade, tendo-lhe sido atribuídas capacidades benéficas para a saúde, e até curativas. Tratamentos homeopáticos com mel têm sido passados de geração em geração, e o sucesso do mel puro, segundo estudos científicos é o facto de ser inócuo a bactérias.

O mel surge assim como um importante método de proteção contra bactérias, podendo mesmo ser utilizado topicamente como uma parede protetora contra germes e bactérias em, por exemplo, feridas superficiais.

Estudos chegaram á conclusão que o Mel, especialmente misturado com canela, pode curar uma infinidade de doenças, sem quaisquer efeitos secundários detectados. E embora o mel seja doce, se tomado em doses moderadas, não terá quaisquer implicações, mesmo para diabéticos.

Artrite

A artrite pode ser tratada com mel, afirma a comunidade cientifica. Uma parte de mel para duas partes de água morna, e uma colher de chá de canela é uma solução que pode usar topicamente (localmente) para reduzir a sensibilidade à dor, obtendo alivio numa questão de minutos. Pacientes que sofrem de artrite podem também optar por tomar um copo de água quente com duas colheres de mel e uma colher de chá de canela, uma de manhã e outro à noite para obterem o alivio dos sintomas. Alguns autores defendem ainda, que se tomado regularmente, a artrite crônica pode até ser curada.

A Universidade de Copenhaga testou esta teoria, dando aos pacientes uma mistura de uma colher de sopa de mel e meia colher de chá de canela, antes do café da manhã. Os resultados obtidos, no prazo de uma semana permitiu que 73 dos 200 pacientes testados tiveram um alivio considerável de dor. Este mesmo estudo chegou ainda á conclusão que passado um mês de tratamento, os pacientes com artrite mais severa obtiveram um alivio das dores que sentiam só por caminhar.

Colesterol

Tal como acontece com o tratamento para a artrite, o consumo de mel e canela antes das refeições  reduz os níveis de mau colesterol.

Coração

Uma revista cientifica de saúde sugere que o consumo de mel com canela barrado no pão, por exemplo, pode ser uma solução saudável ao pequeno almoço, que é indicado como revitalizador e descongestionante da artérias e veias, sendo portanto úteis na prevenção de ataques cardíacos.

Calvície e queda de cabelo

Uma mistura de azeite com mel e canela de modo a que se forme uma pasta pode ajudar no tratamento de calvície e queda de cabelo. A pasta deve ser aplicada antes de tomar banho, deixando-a actuar durante cerca de dez a quinze minutos, e lavando de seguida o cabelo.

Gases e dores de estômago

Na Índia e no Japão, preparados de mel com canela são frequentemente usados para o alivio de gases e dores de estômago, assim como em tratamento para limpar as úlceras de estômago. Preparados de mel e canela tomadas antes das refeições ajudam a digerir, mesmo de refeições pesadas.

Mel (Parte 2)

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões