Espinafre – Saúde do Cérebro e Prevenção de Alzheimer

Diversos estudos científicos chegaram à conclusão que o Espinafre tem um papel importante na prevenção e tratamento de patologias relacionadas com a saúde do cérebro.
Foi descoberta uma clara ligação entre as dietas ricas em ácido fólico e a redução do risco de acidentes vasculares cerebrais (Maio de 2002, Journal of the American Heart Association).
O ácido fólico, presente em grandes quantidades no espinafre, reduz os níveis de homocisteína (um aminoácido e marcador de inflamação) que está ligada à aterosclerose, ou seja, ao endurecimento das artérias. A aterosclerose é uma das principais causas de doenças do coração, mas também do cérebro.

Benefícios de Saúde do Espinafre

Benefícios de Saúde do Espinafre


Outro estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Keck no Sul da Califórnia e pela Escola de Medicina da UCLA, mostrou que a luteína, novamente encontrado em abundância no espinafre, reduz a aterosclerose e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Os Antioxidantes presentes no espinafre provocam uma melhoria na memória e aprendizagem, bem como inverte os declínios na memória e aprendizagem devidos à idade.
Além disso, as dietas elevadas em potássio têm provado reduzir o risco de acidente vascular cerebral. Há muito se sabe que o potássio ajuda a baixar a pressão arterial. Um estudo mostrou que um grama de potássio por dia em alguém que ainda tem a pressão arterial alta, reduz o risco de acidente vascular cerebral em 60%(Journal of American Heart Association, Sept 1998)

No que diz respeito à saúde do cérebro em idosos, a doença de Alzheimer tem sido associada a deficiência de vitamina B12 ou folato. Embora o espinafre não seja uma boa fonte de vitamina B12, é uma das mais fortes fontes da natureza de folato, atuando pela prevenção para a doença de Alzheimer.

Vários estudos apontam também para o facto de que o espinafre previne contra declínios cognitivos e neurológicos, sendo que o morango, o espinafre, e os alimentos ricos em Vitamina E retardam o início dos sintomas comportamentais relacionados com a diminuição das funções do cérebro devido á idade(The Journal of Neuroscience, 1 de outubro de 1998).

Espinafre (Parte 1)– Anticâncer e Antienvelhecimento

Espinafre (Parte 2)– Ossos Fortes

Espinafre (Parte 3)– Saúde do Cérebro e Prevenção de Alzheimer

Espinafre (Parte 4)– Pressão Arterial e Doenças Cardiovasculares

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Vitaminas espinafre (Parte 5)

Minerais espinafre (Parte 6)

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões