Efeitos Colaterais do Gengibre

O gengibre é uma raiz utilizada desde a antiguidade e considerada segura para consumo. Mas isso não significa que o gengibre não tenha interações medicamentosas ou efeitos colaterais, como é no caso de sobredosagem, ou seja, quando o gengibre não é tomado com moderação.

Enquanto que algumas pessoas possam ser mais sensíveis ao sabor picante do gengibre, outros podem até sentir alguma azia, diarreia e desconforto no estômago geral, embora sejam casos extremamente raros.

Gengibre

Gengibre


O gengibre tem inúmeros benefícios terapêuticos, mas como em tudo, o excesso pode ser até fatal em casos extremos e quando não vigiada por um profissional de saúde.

Precauções Especiais e Avisos

Existem alguns fatores de risco que deve ter em atenção, no caso de pretender consumir gengibre de uma forma mais intensiva.

  • Menstruação

Algumas mulheres relatam um sangramento menstrual extra ao tomar o gengibre de uma forma intensiva. O gengibre é um vasodilatador, logo quando tomado em quantidades elevadas pode favorecer o sangramento por menstruação.

  • Gravidez

O uso de gengibre durante a gravidez é controverso. Existe alguma preocupação de que o gengibre possa afetar os hormônios sexuais fetais. No entanto, estudos em mulheres grávidas não confirmam esse estudo e sugerem que o gengibre pode ser usado com segurança.
Por ainda não ser claro se o gengibre terá algumas contra indicações no caso de gravidez, pelo que se sugere um consumo moderado ou pouco intensivo de gengibre. E claro que deve consultar o seu médico nas suas decisões com o gengibre durante e pós gravidez.

  • Amamentação

Não existem estudo conclusivos que apontem fatores de risco no consumo de gengibre de uma forma moderada durante a amamentação.

  • Distúrbios Hemorrágicos

Se tem distúrbios hemorrágicos deve evitar o consumo do gengibre. O gengibre é um vasodilatador, logo pode aumentar o risco de hemorragia.

  • Doenças Cardíacas

Altas doses de gengibre pode agravar alguns problemas de coração. Não use gengibre em grandes quantidades se você tiver um problema cardíaco.

banner300x250_fm_mapa_foto_mai14

Quantidade

De um modo geral, o gengibre é um alimento seguro quando utilizado com moderação. Não deve tomar mais do que 3 gramas de gengibre diariamente. Consulte o seu medico nas suas decisões.

Se está tomando gengibre, tome sempre no inicio do dia. Alguns casos clínicos sugerem que o consumo de gengibre na parte final do dia pode estimular níveis de atenção do organismo. Isso poderá originar, por exemplo, distúrbios de sono nas horas seguintes á toma de gengibre,

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões