Beneficios do Açafrão

Açafrão é uma planta herbácea da família do gengibre de cor amarelo-alaranjada e vulgarmente conhecida como uma especiaria em pratos indianos e asiáticos. No entanto, poucos conhecem as qualidades medicinais que lhe são atribuídas.

O componente responsável pelas capacidades terapêuticas do açafrão é a curcumina que é um componente com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antidepressivas e anti-cancerígenas, principalmente na prevenção.
A curcumina tem sido utilizado na Índia há milhares de anos e é parte importante da medicina ayurvédica e mais recentemente da medicina ocidental, sendo um dos componente mais bem pesquisados da atualidade, onde tem sido objeto de estudos biomédicos em mais de 5000 publicações cientificas publicadas no NCBI (Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia).

Propriedades Terapêuticas do Açafrão

Propriedades Terapêuticas do Açafrão

Propriedades Terapêuticas do Açafrão – (Foto@RemediosNaturais.info- Todos os direitos reservados)

Câncer

Pesquisadores da Universidade do Ohio efetuaram diversos estudos com animais e concluíram que a curcumina demonstrou ter efeitos anti-câncer em praticamente todas as fases de desenvolvimento do tumor.
Um estudo da Biochemical Pharmacology 2006, refere que a curcumina interfere com as vias de sinalização celular para prevenir e tratar o cancro, diminuindo o crescimento de células tumorais. Os resultados destes estudos apontam para poderosas propriedades antioxidantes da curcumina que permitem que o corpo se cure a partir do seu interior.

  • Um estudo mostrou que o extrato de curcumina poderá prevenir e estabilizar o câncer colorretal.

Estudos recentes da Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, mostraram que a curcumina, o ingrediente ativo do açafrão, foi mais eficaz na redução da inflamação e combate ao câncer (incluindo pâncreas e câncer de mama) do que qualquer outra coisa estudada. O professor e pesquisador do estudo, Bharat Aggarwal, Ph.D. diz:

“A razão pela qual a curcumina é tão eficaz contra o câncer é que ela atinge não apenas uma única célula de destino ou via de sinalização, mas dezenas de alvos envolvidos no câncer. ” – Bharat Aggarwal, Ph.D

Depressão

De acordo com GreenMedInfo.com, pesquisadores utilizaram o “Hamilton Depression Rating Scale” para medir os seus resultados:

“Observamos que a curcumina foi bem tolerado por todos os pacientes. A proporção de indivíduos que responderam como medidos pela escala de HAM-D17 foi maior no grupo combinado (77,8%) do que no fluoxetina [Prozac] (64,7%) e a curcumina (62,5%) grupos, no entanto, estes dados não foram estatisticamente significativas (P = 0,58). Curiosamente, a alteração média na pontuação HAM-D17 ao fim de seis semanas, foi comparável em todos os três grupos (P = 0,77). Este estudo fornece primeira evidência clínica de que a curcumina pode ser usado como uma modalidade eficaz e segura para o tratamento de pacientes com depressão sem tendência suicida concomitante ou outros transtornos psicóticos. “

De acordo com as conclusões deste estudo, os pesquisadores confirmam que o tratamento com curcumina é tão eficaz como o Prozac. Se considerarmos os efeitos negativos do Prozac, a corcumina parece ser mais eficiente. Prozac é conhecido por causar “tendências suicidas ou outros transtornos psicóticos,” efeitos colaterais terríveis que estão claramente ausentes em uso açafrão.

  • Potente Anti-oxidante

O açafrão é um potente ainti-oxidante, com propriedades semelhantes ao poder antioxidante da vitamina E. O açafrão foi considerado mais ativo em termos de poder anti-oxidante que o beta-caroteno e ácido lipóico.
Outros estudos mostraram que a proteção anti-oxidante do açafrão é devido à sua capacidade para eliminar o dióxido de azoto que é um importante intermediário reativo no organismo. Vários estudos apontam o poder anti-oxidante do açafrão, o que significa que este tem poderosas propriedades anti-envelhecimento, e funciona como um escudo poderoso contra doenças, inclusive no tratamento de doenças crônicas.

  • Contra Dor e Inflamação

Vários estudos sugerem que a corcumina pode reduzir os sintomas de dor e inflamação em casos de osteoartrite e artrite reumatoide.

  • Tratamento Eficaz em Doenças Crônicas

Outros estudos laboratoriais preliminares sugerem que a corcumina pode ajudar a combater certos tipos de doenças de pele, doença de Alzheimer, colite, ulceras estomacais, colesterol elevado, dores de estômago, sarna, diabetes, HIV e infecções virais.
A maior parte destes estudos foram apenas efetuados em laboratório e não em humanos, pelo que ainda não existem resultados concretos sobre os benefícios da curcumina em humanos. Mas as investigações iniciais sobre os benefícios do açafrão e do seu componente a curcumina parecem ser bastante prometedoras.

  • Mascara Facial

Aplicar na face uma máscara de Açafrão para reduzir os poros da pele e serve como um ótimo esfoliante natural cm propriedades antienvelhecimento. Esta solução é utilizada por noivas indianas antes do dia do casamento exatamente por esse motivo.

Cerca de meia colher de sopa de açafrão em pó orgânico e um pouco de água para fazer uma pasta. Não manter a máscara durante muito tempo pois o açafrão tinge tudo de amarelo. as não se preocupe que após as segunda lavagem, o amarelo característico do açafrão sai por completo da pele.

Certifique-se de experimentar esta máscara quando você pode relaxar e se divertir, como enquanto estiver tomando um bom banho longo, de desintoxicação ou relaxante.
Depois de usar essa máscara, a sua pele vai se sentir incrivelmente macia, firme e radiante.

  • Higiene Oral

Açafrão também é ótimo para a higiene oral, não apenas clareamento dental, porque é um forte anti-inflamatório e anti-microbiano, logo é bom para as gengivas. Sendo que 90% das pessoas com idade superior a 30 anos têm doenças de gengiva, o açafrão ajuda a matar todos os germes que causam cárie dentária e doença periodontal.

Instruções: use 1/2 colher de sopa seca raiz de curcuma (curcumina) orgânica (a granel , em qualquer loja de produtos naturais ), adicione um pouco de água para fazer uma pasta fina. Eu uso uma xícara para isso. Retire-a com a sua escova de dentes (o que irá tornar-se irreversivelmente manchado de amarelo) e escovar como faz normalmente.

A grande notícia sobre o principal componente do açafrão, a curcumina, é o quão fácil é de ser adicionada ao seu plano alimentar e não são precisas grandes quantidade para beneficiar das suas capacidades terapêuticas.
Adicione uma colher de chá do tempero para sopas, molhos para saladas, marinadas, peixe, carne e pratos de massa. O limite é a sua imaginação.

Remédios Naturais
RemédiosNaturais.info é uma publicação online de autores profissionais de saúde, nutricionistas e técnicos especialistas de diversas áreas de saúde.

Este Artigo Informativo Não Substitui o Aconselhamento Médico. Consulte Sempre Ajuda Profissional de Saúde Nas Suas Decisões